Você já parou para pensar como tudo isso começou? Nossas câmeras tão poderosas e compactas de hoje em dia não existiriam sem um criador e pessoas que dedicaram a vida em seus projetos para deixar a arte de fotografar cada vez mais fácil.

Isso tudo nós mostramos para você!

A primeira câmera fotográfica foi apresentada em 1839 na Academia Francesa de Ciência, pelo francês Lois Jacques Mandé Daguerre, sua invenção era chamada de “daguerreotipo”.

O daguerreotipo era uma caixa, onde era colocada uma chapa de cobre prateada e polida que era submetida ao iodo formando sobre si uma camada de iodeto de prata. Essa placa era colocada dentro da invenção e era exposta a luz durante vários minutos. Após a exposição era revelada em vapor de mercúrio aquecido, que aderia ao material nas partes onde ele havia sido sensibilizado pela luz, formado assim a imagem. Esse processo foi denominado por Daguerre como “daguerreotipia”.

pic4

A invenção se tornou conhecida e admirada por todos, mas sendo acessível somente a uma classe privilegiada, como a daguerreotipia era um processo demorado, caro e difícil de fazer muitas pessoas começaram a se interessar e achar formas para simplificar esse processo, até que George Eastman teve a ideia de criar uma longa camada de nitrato de celulose que, a cada foto, era enrolada em uma espécie de carretel, e com essa descoberta surge um nome que iria mudar para sempre a história da fotografia, mais tarde fundando a mundialmente famosa Kodak.

 

A Kodak tinha como proposta que todos poderiam tirar suas fotos, sem a necessidade de fotógrafos profissionais, a primeira câmera da empresa surgiu em 1888. Era portátil, fácil de manejar e custava 25 dólares. Após bater 100 poses (quantidade que o filme permitia) o consumidor levava a máquina para a cidade de Rochester, onde o filme era retirado, revelado e reposto, num serviço que custava 10 dólares. Dessa forma, a KODAK tornou um processo cheio de complicações em algo simples, fácil de usar e acessível para praticamente qualquer pessoa. O lançamento dessa máquina exigia uma divulgação em larga escala e, numa das primeiras campanhas publicitárias da história, foi criado o slogan mundialmente conhecido:

pic3

(Tradução: “Você aperta o botão, nos fazemos o resto” – George Eastman)

Com a criação do filme em rolo, também foi possível o cinema se desenvolver, quando som e movimento foram conjugados com a imagem. Os primeiros filmes produzidos para o cinema foram criados por Eastman em 1889.

pic2

(primeira câmera Kodak 1888, vendida por 25 dólares)

A revolução das câmeras fotográficas teve inicio em 1925, com o surgimento da câmera compacta Leica I produzida pela companhia alemã Leica Câmera Ag, a pioneira com a medida de 35 mm, com características nunca antes vistas para a época, como sua portabilidade e design único, a câmera se tornou objeto de desejo de muitos adoradores da fotografia.

pic1

Curiosidade: Atualmente as câmeras produzidas pela Leica são conhecidas por serem as poucas a possuírem permissão para operar dentro de tribunais, por sua suavidade ao fotografar, de uma maneira silenciosa, devido a não possuírem espelhos internos e pelos obturadores serem confeccionados de pano, o que é uma característica da marca.