Foto Hyperlace

Hyperlapse é uma técnica de fotografia dentro da área do timelapse, em qual a posição da câmera vai mudando entre cada exposição para criar um travelling na sequência do time-lapse.

Isso é um Hyperlapse, foi  criado por Geoff Tompkinson, que vem juntando lapsos dinâmicos semelhantes nos últimos dois anos, muito antes do termo ‘hyperlapse‘ se tornar popular na Internet. Sua série Moving Through reuniu belas vinhetas de todo o mundo, incluindo vídeos no Hermitage, em São Petersburgo e na cidade de Nova York.

De acordo Tompkinson, em um timelapse, “a ação em uma cena é acelerada e a Câmera Fotográfica fica estática ou se move em distâncias muito curtas”. “Curtas distâncias” significa que é permitida uma panorâmica ou inclinação constante – mas esses movimentos estão sob o controle de uma plataforma motorizada, geralmente apenas capaz de movimentos sutis.

Um Hyperlapse, por outro lado, não tem tais limitações: “Ele permite que a câmera seja movida por distâncias consideráveis”, diz Tompkinson. “Esse movimento pode ocorrer em terrenos relativamente irregulares, pode passar sem perturbações em situações de muita gente e permite caminhos de movimento complexos totalmente controlados e mudanças no ângulo da câmera.”

Então, basicamente, Hyperlapse é um time lapse com movimentos da câmera e com duração mais longa.

Algumas Dicas Para Criar Um Hyperlapse

Coloque sua Câmera Fotográfica e Tripé para estabilização em uma superfície plana. Superfícies feitas pelo homem, como o asfalto, são ideais para o timelapse em movimento, porque mantêm a câmera em um plano uniforme.

Use a visualização ao vivo, se possível. Quando você ajusta sua câmera para foco manual, um pequeno retângulo aparece no LCD. Mova este retângulo para marcar um ponto de referência no seu enquadramento. Isso ajuda no alinhamento da sua câmera entre as fotos.

Use um temporizador remoto para definir intervalos consistentes.

Use uma distância focal de 25mm a 30mm para obter uma visão angular relativamente ampla sem distorcer suas imagens.

Fotografe em RAW. Você vai querer editar a seqüência de imagens após o disparo.

Mantenha a velocidade do obturador para um segundo ou mais para criar desfoque de movimento nas fotos. Esse efeito de desfoque faz com que o vídeo final pareça muito mais suave.

Ao fotografar durante o dia, use um filtro de lente NDX para obter exposições longas. Um ND 3.0 funciona bem.

Dê tempo para mover a câmera entre cada foto. Dez segundos geralmente é tempo suficiente para configurar para cada disparo. Adicione esses 10 segundos à velocidade do obturador para descobrir o seu tempo de intervalo. Por exemplo, se você estiver usando uma velocidade de obturador de 2 segundos, defina seu intervalo remoto como 12 segundos.

Para obter 5 segundos de vídeo, você precisa tirar cerca de 120 fotos se estiver usando 24 quadros por segundo. Calcule o número de minutos que você precisa fotografar multiplicando o número de fotos pelo intervalo e dividindo por 60.

Esperamos que tenha gostado dessa ótima técnica de fotografia!