thumbnail_Exposição Urban Impulses

A Urban Impulses é uma exposição onde os curadores María Wills e Alexis Fabry, quiseram demarcar esta definição centrando-se nos espaços urbanos. Desta forma são 73 os artistas — pertencentes à coleção de Leticia e Stanislas Poniatowski, e representados em 200 imagens — que capturaram esse instante destinado a passar despercebido ou encontraram inspiração para sua obra na frenética coreografia da cidade. “A experiência das ruas urbanas, das luzes piscantes, do fluxo dos transeuntes, o ritmo da atividade, seu som e aroma, sua atmosfera, tudo isso se transforma no objeto do olhar fotográfico.

Além desse desejo de “passar a limpo” como foi a história das grandes cidades da América Latina mediante a realidade de intensos conflitos e regimes ditatoriais, a exposição fotográfica também demonstra ter outro objetivo claro: Exibir de que maneira as técnicas e conhecimento da fotografia local foram impulsionados a evolução por meio de diversos nomes que estão marcados na história. Mesmo com a ausência de um “norte” e a constante presença de obstáculos como, por exemplo, as guerras urbanas.

Alguns deles foram exemplos de gênios com a câmera na mão citados pelos próprios curadores da exposição, María Wills e Alexis Fabry, como o cubano Alberto Korda, a mexicana Graciela Iturbide ou o chileno Sergio Larrain.

A exposição esta sendo feita na cidade de Londres mais precisamente na The Photographers Gallery, uma galeria pública que fica na capital inglesa e que, além de exposições, recebe também premiações como a Deutsche Börse Photography Prize ou a Bar-Tur Photobook.