telescopio refractor

Quando um astrônomo amador procura um telescópio para efetuar suas observações, irá encontrar no mercado várias opções de escolha, pois são vários os tipos de telescópios, cada um com suas vantagens e desvantagens.

Podemos classificar os telescópios em:

 

– Telescópios Refractores

 

– Telescópios Reflectores

 

Telescópios Catadióptricos

 

 

Telescópio  Refractores

 

O telescópio refractor tem uma desvantagem que é a chamada aberração cromática, um efeito causado pelas lentes pois estas possuem um índice diferente de refracção para diferentes comprimentos de onda da luz. Como é óbvio tal fenómeno causa a perda de alguma nitidez. Para minimizar esse problema, foram criados telescópios em que a objetiva é constituída por duas lentes, os chamados telescópios refractores acromáticos. Existem ainda os telescópios refractores apocromáticos, significativamente melhores que os acromáticos. Os apocromátricos, em alguns casos, possuem uma objetiva constituída por mais de dois elementos ópticos.

Este tipo de telescópio é constituído por um tubo geralmente longo, onde numa extremidade esta  objetiva que é uma lente que capta a luz. Na outra extremidade encontra-se a ocular onde podemos ver a imagem. O telescópio refractor é muitas vezes chamado de luneta.

Um telescópio refractor de qualidade permite bom desempenho essencialmente nas observações da Lua e dos planetas do Sistema Solar.

 

Telescopio Reflectores

 

O telescópio reflector é constituído por uma objetiva que, ao contrário dos refractores, é constituído por um espelho primário que fica no fundo do tubo. Esse espelho recebe e reflete a luz para um outro espelho (secundário), que está inclinado 45º em relação ao eixo óptico, refletindo a luz para a ocular que permite visualizarmos a imagem.

 

Os reflectores, por funcionar com espelhos em vez de lentes, não têm o problema da aberração cromática, como têm os refractores, sendo esse um aspecto muito importante.

 

 Telescópios Catadióptricos

 

O telescópio catadióptrico é constituído por uma lente colocada na extremidade do telescópio, por onde a luz atravessa em primeiro lugar, e depois chega ao espelho primário no fundo do tubo que reflete a luz para um espelho secundário. Podemos dizer que é uma mistura de refractor com reflector.

 

Venha e confira em nosso site os modelos de telescópios Clique aqui