Ao longo dos anos a pergunta que nossos técnicos mais responderam, sem sombra de dúvidas, foi essa: “Obturador da minha câmera dura quanto tempo ?“.

Eu diria, varia bastante! Temos alguns mitos e verdades sobre uma das peças mais importantes das câmeras fotográficas DSLR
, ou seja, do coração da sua câmera.
Neste caso para ficar mais claro eu dividiria os atuais obturadores em três categorias:

1.Os de plásticos

img_9728

 

 

São construídos praticamente com todas as partes do seu mecanismo em plástico, desta maneira, a sua durabilidade pode ser considerada na faixa dos 60 mil ‘cliques’ . Exemplo de câmeras que usam esta categoria de obturador Canon T5i e Nikon D3300.

2.Os de plásticos com partes de metal

img_9723

 

Tem muitas peças internas do seu mecanismo construídas à base de metal e por este motivo são mais resistentes e podem chegar a cerca de 150 mil ‘cliques’. Exemplo de câmeras que usam esta classe de obturador Canon 5D Mark III e Nikon D610.

3.Os 100% de metais

img_9726

São obturadores de maior qualidade e durabilidade pois são construídos com metais nobres como titanium e o alumínio, por utilizarem peças mais resistentes até porque não poderia ser diferente pois são montados em câmeras de alta performance como as Canon 1Dx e a Nikon D4.

Mas não podemos deixar de falar sobre uma peça incomum muito importante para todos os obturadores, que é a palheta .

palheta-optisom

Ela é responsável pela abertura e fechamento do obturador como se fosse uma especie de “cortina” e é muito exigida principalmente quando você usa a sua câmera em altas velocidades como 500/1.  Elas são extremamente finas e ai é a maior causa dos defeitos dos obturadores das câmeras em geral .

Com o tempo de uso e vários “cliques” depois ela acaba quebrando ou rasgando ocasionando o travamento do obturador  e um indesejável aviso de “err” no visor da sua câmera ou uma faixa preta horizontal em suas fotos quando ela não se quebra por total.

palheta-com-defeito

Ai neste caso uma assistência técnica especializada e de confiança devera ser procurada, outro detalhe muito importante quando uma palheta de obturador se quebra como na imagem acima dependendo da situação esta peça defeituosa pode pegar no sensor CCD da sua câmera e riscar  o filtro low pass, pois o sensor trabalha muito próximo as palhetas do obturador.

filtro-low-pass

A conclusão que temos apos muitos anos de experiencia em manutenção de câmeras é que com certeza não existe um prazo certo ou uma quantidade cliques (fotos) para um obturador apresentar defeito ou quanto tempo pode durar pois a quantidade de cliques suportados por uma peça desta pode variar bastante. Já tivemos casos de câmeras com 18 mil cliques dar defeito no obturador e outra câmera da mesma marca e modelo passar dos 300 mil sem ter trocado a peça.

Claro que neste caso não estamos mencionando o mal uso da sua câmera DSLR como qualquer outra ação externa que possa danificar as palhetas do obturador, por exemplo como uma tentativa de limpeza do sensor CCD por uma pessoa não qualificada para tal ação e este procedimento danificar as palhetas. Qualquer tipo de limpeza interna procure um profissional ou empresa qualificada para tal, assim evitando maiores prejuízos em seu equipamento.

Duvidas e comentários? Estamos a disposição!