Quando se fala em uma boa imagem não pode faltar um item indispensável, a iluminação!

E para estes casos existem várias opções de iluminação disponível no mercado nacional entre as mais conhecidas estão o velho e bom flash e o moderno iluminador LED, mas qual será a melhor opção ?

Seja para foto ou vídeo uma boa iluminação garante uma maior qualidade no resultado final, seja para eventos sociais, casamentos, estúdio,  produtos ou até mesmo para uma produção de Youtubers…

Para você saber qual é a melhor opção para o seu trabalho você precisa saber como eles funcionam;

O primeiro flash foi inventado no ano de 1950 e de la até os dias de hoje foi muito aperfeiçoado.

Flash é um produto de luz direta e “dura” ou seja ele emite uma luz forte conforme a carga que ajustar no produto sincronizada com o disparo do obturador e diafragma da sua câmera ou seja no exato momento que a sua câmera esta registrando a foto ele emite uma carga de luz forte e direta por isso é conhecida como luz “dura”.

Existe vários modelos de flash, os embutidos na câmera, os profissionais conhecido como “flash dedicado” os famosos Speedlight no caso da Nikon e os Speedlite no Canon, nomes diferentes porem com as mesmas funções e recursos que vão desde o modo manual aonde você determina qual potencia(carga) vai usar até a moderna função i-TTL que trabalha automaticamente de acordo com as funções usada na câmera.

canon-dedicado

Outro modelo de flash é o de estúdio, mais conhecido como “tocha”, e neste caso eles são basicamente manual aonde você determina a carga de cada disparo por exemplo 1/8, 1/2 carga etc. Este modelo como o próprio nome diz são usados em estúdios em geral e são alimentados a corrente elétrica ao contrario dos dedicados que funcionam a pilhas. Inclusive para esta linha de flash existe uma marca 100% nacional de muita qualidade que se chama Monte Cristo.

flash-de-estudio-monte-cristo_635685547726123397

E todos estes produtos são para uso exclusivos em fotos ou seja, por ele só emitir luz durante o disparo do obturado na da sua câmera e não ser um luz continua não é possível usar este tipo de iluminação para videos.

Iluminador de Led;

led-for-camera

O funcionamento do LED é bem diferente ao flash, ou seja é uma iluminação continua, “LED” se refere em termos técnicos a “diodo emissor de luz”, micro pontos como se fossem mínis lampadas que quando energizada produzem claridade que podem ser frias exemplo 5500 k ou quentes, exemplos 3300k, vamos falar em outro post sobre a temperatura de cor do leds, mas resumindo, quando mais frias a cor da luz fica mais branca e quanto mais quente ela é fica mais amarelada. Mais detalhes sobre o LED clique aqui.

Hoje no mercado existem muitos modelos de iluminadores desde os pequenos para smartphones com os maiores para câmeras que podem chegar até 1000 leds, ou seja mil “diodos emissores de luz” em um só aparelho, o modelo atualmente mais usado para quem usa câmeras DSLRs é o de 160 leds por ser leve e potente, o ajuste da intensidade de luz se da através de um dimmer aonde você pode deixar mais claro ou mais escuro e em alguns modelos também se pode ajustar a temperatura de cor através de um outro dimmer.

E para estes modelos que possuem a função de alterar a temperatura de cor a quantidade de leds tem que ser divido em 2 ou seja se for um de 200 leds serão 100 leds para a emissão de luz da temperatura fria (5500k) e 100 para temperatura quente (3300k). Em alguns outros modelos que não tem esta função o ajuste da temperatura de cor se ta através de filtros coloridos que você coloca a frente do iluminador.

A conclusão que fica na minha opinião é que quando se quer priorizar uma excelente foto o flash é indispensável, mas quando se quer filmar não tem jeito tem que ser com os iluminadores de leds já que eles emitem uma luz continua, ai para filmagens não é possível usar o flash. Na foto sim é possível usar led também mas a qualidade é inferior quando feito uma foto com a luz “dura” e direta do flash.